segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Conhece a universidade mais linda do Brasil?

O campus sede da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está localizado na cidade de Seropédica, Baixada Fluminense. É um lugar que nem os cariocas conhecem direito, muito menos meus amigos paulistas. Quando me perguntam onde moro, e respondo Seropédica, de imediato retrucam “o quê? Seropédia? Nunca ouvi falar”. Além de nunca terem ouvido falar, também não conseguem nem entender o nome da pacata cidade da Baixada.
Mas o que tem de mais importante em Seropédica é a UFRRJ, a universidade mais linda do Brasil. Lá já foi filmada a novela “Coração de Estudante” (Rede Globo, 2002) e até um clipe do Balão Mágico. Veja: 
 
                

No ano passado (2010), a UFRRJ comemorou seu aniversário centenário de educação superior. Os primeiros cursos ministrados pela Universidade foram Agronomia e Medicina Veterinária e, atualmente, ela conta com mais de 50 cursos presenciais e à distância.
Agora, por que a Rural é a universidade mais bonita do Brasil? A resposta se encontra na arquitetura dos prédios, no clima de fazenda, nos lagos, no jardim, no ambiente que remete à uma viagem ao tempo colonial. Quem estuda lá se orgulha em dizer: eu faço parte da universidade mais linda do Brasil!

Você pode encontrar mais fotos da UFRRJ em meu flickr. Acesse http://www.flickr.com/photos/giancornachini/sets/72157626785350907/ e constate você mesmo o que eu disse aqui neste post.

   A arquitetura colonial da UFRRJ é palco cenográfico
Jardim do Prédio Principal da UFRRJ, campus Seropédica



39 comentários:

  1. A universidade mais linda do Brasil é a Universidade Federal de Viçosa, porque é um misto de modernidade com história. Há prédio que foi casa de Arthur Bernardes (ex presidente do Brasil) e ao mesmo tempo tem o prédio do centro de vivências que foi projeto arquitetônico de Niemeyer. Sem contar que ficou entre as 10 mais lindas do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, pena que eu ainda não conheço, mas depois dessa espero ir em Viçosa para conhecê-la.
      Entretanto, me desculpe, mas quem estudou na Rural vai achá-la a mais linda universidade do mundo sempre, é igual a mãe.

      Excluir
  2. se a de viçosa é uma das mais 10 bonitas a rural é a mais bonita..a arquitetura é um marco...ela é linda demais!!!conheço viçosa e nem se compara com a rural....

    ResponderExcluir
  3. Conheço as duas universidades e tenho que dizer: A UFRuralRJ é a mais linda do Brasil!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Na boa, a UFV nem se compara com a Rural...

    ResponderExcluir
  5. Cada uma com seu estilo, ambas são ótimas.
    Sorte de ter estudado nelas.

    ResponderExcluir
  6. Estudei na Rural/RJ em tempos áureos. É ainda a mais bonita, aquela entrada colossal com o gramado e Prédio Principal ao fundo. Mas, mais de perto, vê-se, infelizmente, que a conservação não é feita há muito e há muitos desgastes que precisam ser recuperados.

    ResponderExcluir
  7. Eu também estudei, pela ordem na Rural (Graduação), Lavras (Mestrado) e Viçosa (Doutorado). Em termos de qualidade do ensino, sinceramente acho que as três se equivalem. Agora se formos falar em beleza arquitetônica e em calor humano, não dá nem pra começar, pois a Rural ganha de goleada.

    ResponderExcluir
  8. Gian, valeu! Não sei se quase chorei com as imagens da Rural ou com a música Se enamora que dancei no primário!! Excelente a viagem no tempo!

    ResponderExcluir
  9. Deve ser a mais linda, mas nunca a vi tão mal cuidada. Cheguei a ficar deprimida, estive lá ontem.Fui comemorar 35 anos de formada. Shalako vamos dar uma faxina na nobre senhora.Sujeira não aparece em foto .Mas pessoalmente dói e incomoda.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de anonimato. Saiu sem querer.
    Comentário acima foi meu Rosi Gammino

    ResponderExcluir
  11. Fiz Agronomia na Rural (UFRuRJ), mestrado na UFV,e conheço a ESAL (UFLA - Lavras) muito bem, não tem pra Rural, é mais linda e a mais querida.
    Marita Siqueira
    turma de 80/2º

    ResponderExcluir
  12. A univerdade mais linda .. mesmo com o calor de Serotexas, as filas no bandex, com as correrias, as vanzinhas, as festinhas, UFRRJ a mais linda !

    ResponderExcluir
  13. A MELHOR, A MAIS LINDA, A MAIS TUDO DE BOM!!!
    Amo demasiadamente este lugar! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. *-------------* Amoo Muitoo ! Linda mesmo ;) Parabéns Pelo Blog Gian ! Muito Bom

    ResponderExcluir
  15. Eu não vou discutir com nenhum aluno de Viçosa. Só quem foi ou é Ruralino, sabe dos múltiplos prêmios que nossa Universidade recebeu e ainda recebe por suas belas Paisagens. E nós também temos o título de MAIOR Campus Universitário da América Latina.
    Gosto muito mesmo de Viçosa e a acho linda, mas UFRRJ é amor incondicional!
    E Gian, adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  16. Tenho o prazer de morar aqui pertinho, curto muito caminhada aqui por dentro...aos domingos passeio com minha closs mata a dentro até sair na linha do trem...

    ResponderExcluir
  17. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

    para os íntimos Rural .. só conhece quem estuda lá .. xD

    ResponderExcluir
  18. Eu me formei na Rural em 1970, na última turma onde consta na Diploma "Antiga Escola Nacional de Agronomia". Fiquei morando lá por vários anos (15 ao todo) como membro do corpo docente. Nessa época a Rural era mais conhecida com a Universidade do Km 47 da Rio-São Paulo. Com toda segurança afirmo que ela já era muito linda e morar dentro do Campus era uma benção que bem poucos souberam apreciar. Hoje moro nos Estados Unidos, trabalho na area de Estatistica de Dados Vitais, e sempre que vou ao Rio dou um geito de ir visitar a minha querida Rural.

    ResponderExcluir
  19. welliton furtado.
    Não conheço as outras Universidades de "perto", inclusive Viçosa, mas na Rural estou ha 5 anos e nesse tempo ouvi muitos comentários sobre as demais Federais do Brasil e o que ouvir foi que realmente a UFRuralRJ não é um exemplo e nem uma referência em estrutura e qualidade de ensino, mas oferece um pouco de tudo na medida do possível, poderia ser melhor é claro se não fosse o má administração, enfim...com tudo isso ela ainda assim consegue ser o orgulho de todos nos Ruralinos eternos apaixonados e gratos por essa maravilha.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que linda! Estou encantada! Ontem saiu o resultado do Sisu, fui aprovada na UFRRJ para Jornalismo tbm, mas sou de Goiás. É difícil conseguir alojamento? Bolsa alimentação? Essas coisas... Estou tão confusa, esperando outros resultados, mas tenho só até o dia 20 para entegrar a documentação, senão perco a vaga. Muito, muiito confusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://ufrrj.br/portal/modulo/dext/index.php

      Sobre os auxílios e outros.
      A matrícula é feita pessoalmente, a alimentação é barata, um ticket equivale à R$ 1.50 (cada) e boa parte é orgânica... Faz muito calor de dia e à noite muito frio. Vc tb pode conseguir uma república, lá tem várias, são casas que a galera divide o aluguel, em média 250 para cada um com tudo incluso. É burocrática e tem suas dificuldades como em tudo o que federal, mas em geral é um ensino muito bom, tem muitas palestras, atividades e as pessoas são amigáveis. Lá todo mundo se ajuda. E o curso de Jornalismo parece maneiro...

      Excluir
  21. Seria um lugar ainda mais bonito se os alunos se lembrassem de estudar e não ficar apenas enfiados em festinhas e "biroscas" imundas :)

    ResponderExcluir
  22. /\ o cara do post acima pelo visto era um dos que ficavam nas biroscas imundas.. ah na boa.. faculdade te oferece o aprendizado somente isso.. quem faz a faculdade e o aluno.. se o cara quer estuda estuda e vira alguem, nao querendo no maximo vai gasta o pouco q ganha na birosca imunda.... RURAL a mais linda do país sem duvida...

    ResponderExcluir
  23. AÊ FILHONA PARABÉNS, QUE DEUS TE ABENÇOE,
    COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA DIA 10/03/2012.
    ZOOTECNIA

    ResponderExcluir
  24. Bonita demais, apaixonante e inesquecível!
    Entrei em 1975 e saí no final de 79, fiz MED. VET.

    ResponderExcluir
  25. Além de ser a mais bela universidade do País, a UFRRJ, mais conhecida como RURAL, é a universidade com o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131346 metros quadrados de área construída. Muito bom estudar em um lugar, onde temos uma beleza privilegiada! A UFRRJ é encantadora...

    ResponderExcluir
  26. Sem dúvidas é a cidade universitária de Viçosa. O campus foi projetado de acordo com o das universidades americanas pelo Professor Peter Henry Rolfs, que veio à Viçosa para comandar as obras da universidade. Cada lugarzinho da UFV foi muito bem projetado e os prédios tem uma arquitetura diferencia. Destaque para a Biblioteca Central (que parece um shopping center) e os pavilhões de aulas!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Acabei de entrar na UFRuralRJ, sou caloura ainda mas me encho de orgulho todos os dias quando chego no campus. É simplesmente incrível, ela é linda demais, cada pedacinho. É como diz o texto, a arquitetura, o Jardim botânico, os lagos lindíssimos, o clima de fazendo, esta que parece não ter fim. São apenas alguns motivos que fazem dela tão bela. Nunca vi a universidade de Viçosa mas acredito que seja bela, cada uma é bonita do seu jeito, não tem essa. Mas eu, como estudante da Rural posso dizer com toda certeza de que ela é, na minha opinião e na opinião de muitos também, a universidade mais bonita do Brasil. Além de gigantesca kk não posso deixar de dizer, é o maior campus da América Latina, tão arborizada, tão diversificada, tão bela, tão única.

    ResponderExcluir
  29. Eu faço USP... mas certeza, a UFRRJ é a mais linda no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  30. Campus da UEL está nos top 10 dos mais lindos do país.

    ResponderExcluir
  31. Sou de MG, moro perto de Viçosa.. Fiz graduação, mestrado e doutorado na Rural.. Nunca tentei nada na UFV e já participei de vários congressos, simpósios etc com alunos de lá.. Eles se acham os superiores em tudo.. Pra ter idéia, o primeiro comentário deste post é de um aluno de lá.. se achando etc.. De boa nada se compara a a Rural.. Levarei pra sempre no meu coração, como se fosse minha mãe.. Linda e a melhor!!

    ResponderExcluir
  32. Minha UR querida...Verdureiros e capa-gatos...Hoje mudou, muitos cursos, MUITA gente...mas continua a MAIS LINDA DO BRASIL!!! Não tem pra ninguém! Quem disser outra coisa é porque não a conhece.
    Luiza Matta - ENV

    ResponderExcluir
  33. Que saudosismo doido e doído é esse? Então, o que de bom tamos fazendo hoje? Eu, de cá, lembro meus mestres e da Escola Primária,chamada Grupo Escolar Matias Olímpio (administrou o Estado do Piauí, entre 1924/1928}, época acho que os políticos ainda faziam algo pelo Estado. E tínhamos merenda escolar que não ia parar nos lixões por vencimento de prazo de uso, Escola técnica complementar na cara horária, etc etc etc. E aí. Catamos o nosso lixo ao cruzar por ele?

    ResponderExcluir
  34. Foram gravadas no campus da UFRRJ as novelas da Rede Globo
    O Casarão (1976), A Sucessora (1978), Balão Mágico (1980), Armação Ilimitada (1988), Rei do Gado (1996), Coração de Estudante (2002)...

    ResponderExcluir