segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ciência Móvel diverte e leva conhecimento à UFRRJ

Adolescentes tiveram contato 
com o mundo científico
O “Ciência Móvel” (Caminhão da Ciência da Fiocruz) passou pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em março deste ano. O evento foi movimentado.  Mais de 2,7 mil crianças e adolescentes de colégios da região participaram deste projeto, que leva experiências científicas e culturais para locais afastados dos grandes centros.

O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos dispõe de equipamentos e experimentos que interagem com o visitante, abordando temas ligados à preservação do meio ambiente, saúde, fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico. A estudante da 6ª série, Bruna Machado, da Escola Nelson Antelo Romar (CIEP 155 - Seropédica) aprovou o projeto. “Achei muito interessante porque foi a primeira vez que tive contato com estes aparelhos científicos”, conta a garota.

Os professores que acompanharam seus alunos também puderam participar do Ciência Móvel, como a professora de química Maria Aparecida, do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR - UFRRJ). “A ciência, junto com os equipamentos, é sempre importante para aprimorar o que ensinamos aos alunos.”

Dária Helena, estudante do 10º período de Licenciatura em Ciências Agrícolas e bolsista do PIBID, ajudou na organização do evento. Segundo relata Dária, dava para ver que os visitantes gostaram bastante do projeto. “É uma novidade para eles, já que muitos destes equipamentos não têm em sala de aula. 

Planetário
 
Planetário exibe constelações e 
ensina sobre o universo
Uma das exposições que chamou a atenção dos visitantes foi o planetário. A cabine em formato circular, totalmente fechada e escura, projeta nas paredes as principais constelações vistas à olho nu. Girlaine Lopes, estudante do 3º ano do Colégio Jannette S. C. Mannarino - Rio de Janeiro, participou do planetário e contou que aprendeu muito. “O planetário é incrível! Aprendi que existem estrelas maiores que o sol e que podemos vê-las à noite”, relatou a estudante. Para Juliana Soares, professora do Colégio Jannette, o Ciência Móvel é incrível. “O projeto é muito bom porque leva a ciência para lugares mais distantes, gerando conhecimento a todos.”

O Ciência Móvel esteve aberto a visitação na UFRRJ durante quatro dias  ̶  de terça-feira (29/03) a sexta-feira (1/04), das 9h às 16h.


~ > Minha experiência < ~

Fui cobrir o evento e acabei me envolvendo com este mundo da ciência. Este projeto da Fundação Oswaldo Cruz, ao meu ver, deveria ser um exemplo para vários institutos de pesquisa e ciência, pois a sociedade está carente de conhecimento. Pena que não tive tempo para poder “brincar” nestas “engenhócas” que ensinam e divertem. Mas deixo a dica: quem tiver oportunidade de participar do “Ciência Móvel”, não perca a chance. Vale à pena!

Conheça mais sobre o “Ciência Móvel” na página http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=222



Nenhum comentário:

Postar um comentário