quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UFRRJ inicia a prática de fotojornalismo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) não é mais cenário de fotografias artísticas. Com a disciplina de fotojornalismo do curso de Comunicação Social, os estudantes estão aprimorando seu olhar fotográfico e registrando cenas que ainda não eram exploradas na universidade. Esta prática está gerando um banco de imagens da Rural, que serve, desde já, como uma maneira de guardar a memória da instituição e denunciar os problemas do cotidiano dos estudantes.

Fotojornalismo está sendo praticado pela primeira vez na UFRRJ. O curso de Comunicação Social – Jornalismo foi criado há dois anos e há, por enquanto, duas turmas cursando – os ingressantes em 2010 e de 2011. A disciplina é obrigatória da grade curricular de Jornalismo e aplicada a partir do quarto período. Altayr Derrosi é o professor de fotojornalismo na Rural e têm experiência na área de Comunicação e ênfase em fotografia ambiental e sustentabilidade.

Estudantes praticam suas primeiras fotografias na nova disciplina

Carolina Roberta, aluna do quarto período, acredita que fotojornalismo é uma disciplina importante para o curso de Jornalismo. “Mesmo sem ter o dom ou gostar de fotografar, o jornalista é jornalista 24 horas por dia. Se ele vê algo interessante e não está cobrindo, ou se sai para cobrir algo às pressas e sozinho, é importante que tenha uma câmera e que saiba usá-la para registrar a cena”, explica Carolina. “Além disso, a fotografia é muito importante em qualquer matéria jornalística hoje porque é um atrativo para o texto”.

Outro ponto que a estudante destacou é que a prática de fotojornalismo na Rural poderá contribuir com o movimento estudantil e a reivindicação de seus direitos. “Os alunos querem ter visibilidade de verdade e as fotos denunciam os problemas que passam na universidade. Com um jornal independente, preenchido de boas fotos, os problemas seriam incontestáveis e todos os alunos poderiam usá-lo como documento para exigir seus direitos.” Juliana Portella, aluna do segundo período, ainda não teve a disciplina, mas também acredita na função social que fotojornalismo trará para a UFRRJ. “A Rural será cenário de cliques que vão além das poses e do registro estático. A foto jornalística revela a ‘verdade’. Ela não é forjada, e é nesse sentido que o curso contribui para a universidade”, observa ela.

A estudante enfatiza suas expectativas para cursar a disciplina no ano que vem. “Estou muito ansiosa para aprender os truques do fotojornalismo. Essas fotografias tem um tempero a mais, são mais do que uma fotografia comum e eu gosto bastante”, revela Juliana entusiasmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário