quarta-feira, 3 de julho de 2013

Produção de conteúdo para rádio na UFRRJ: atividade desafiadora

Como prometido, eu disse que voltaria aqui para escrever sobre as atividades de rádio que consumiram a alma da primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Durante dois períodos da faculdade, estudamos a história do rádio, as tecnologias radiofônicas, a linguagem do meio, técnicas de locução, entre outras especificidades.

As aulas foram ministradas pelo professor João Paulo Malerba, calouro como docente universitário. No entanto, sua inexperiência como professor de radiojornalismo não seguiu o pé da palavra. O professor se mostrou apto a formar os melhores futuros radiojornalistas do país.

(Estava escrevendo uma mini-biografia dele aqui, mas ficou muito grande. Clique aqui para ver seu Currículo Lattes e ter ideia do quão "fera" é o rapaz)

A nossa situação na UFRRJ, principalmente para a primeira turma de Jornalismo (2010.1) ainda não é a das melhores. Fizemos as aulas de radiojornalismo e telejornalismo sem laboratório de rádio e TV, tudo na improvisação. Em radiojornalismo, ao menos, deu certo. Deu muito certo. A falta de equipamentos não foi um problema quando colocávamos nossos celulares em ação ou compartilhávamos os poucos gravadores do curso. Pelo ponto de vista técnico, a qualidade deles só não ficaram tão melhores pela falta de estrutura de rádio que precisávamos. Já pelo ponto de vista jornalístico, nossas produções ficaram encantadoras. Um milagre para um curso sem laboratório.

Vou começar pela reportagem especial que eu e minha amiga Andreza Almeida fizemos para a disciplina "Radiojornalismo I" (colocarei nesse post apenas trabalhos meus, pois não tenho autorização para divulgar trabalhos de meus colegas de turma). A reportagem foi a atividade final da disciplina e a entrega aconteceu em dezembro de 2012. Intitulado "Obras do Arco Metropolitano em Seropédica prejudicam moradores e meio ambiente local", o trabalho propôs abordar um ângulo diferente da megaobra que atravessa Seropédica, cidade da região metropolitana do Rio e hospedeira da UFRRJ.

Clique no play para ouvir a reportagem especial


Essa reportagem é uma continuação de matérias que fizemos para a revista Brasil Afora, um trabalho acadêmico das disciplinas de Editoração Eletrônica e Planejamento Editorial, ministradas no 4º período (na ocasião, em 2011.2). O objetivo dessas matérias foram mostrar as consequências negativas de uma obra realizada em nome em nome do progresso.

O que caracteriza uma reportagem especial é o tamanho e a profundidade do assunto. É como se fosse a matéria de capa de uma revista: aquela maior e cheia de detalhes. Na reportagem especial, você pode utilizar efeitos sonoros, músicas, dois locutores e fazer uma espécie de "teatralização" do assunto para deixá-la mais leve e gostosa de ouvir.

Já o radiodocumentário é um outro tipo de reportagem. Ele é caracterizado por sem bem grande. Existem radiodocumentários que vão desde 10 minutos até 1h. No caso desses maiores, eles são divididos e reproduzidos em partes no rádio, como uma espécie de radionovela. O tema também é muito bem aprofundado. Há diversidade de entrevistados, e você pode aproveitar mais os recursos sonoros como a captação de som ambiente para dar a sensação ao ouvinte de que ele está naquele local.

O trabalho final da disciplina "Radiojornalismo II" foi um radiodocumentário. O tema era livre e a exigência foi de que o arquivo tivesse de 10 a 15 minutos e intervalos (dois ou três, a depender do tamanho). O trabalho também deveria ser feito apenas por uma pessoa.

O tema do meu radiodocumentário foi "Desafios da Matemática". Em março de 2013, a ONG "Todos pela educação" divulgou um estudo que compara a evolução de alunos. A pesquisa aponta a matemática como a disciplina que tem o pior rendimento na escola pública. O trabalho teve o objetivo de entender o porquê desse resultado e o terror que há sobre a matemática, além de apresentar o papel fundamental do professor na formação dos estudantes.

Clique no play para ouvir o radiodocumentário


Escolhi fazer um radiodocumentário sobre matemática porque eu queria um tema que fosse distanciado de mim, ou seja, que eu não tivesse tanto contato. A matemática é considerada a vilã da escola e poucos têm relação afetiva com a disciplina. Como no jornalismo poucos gostam de matemática, resolvi fazer esse radiodocumentário que segue o fluxo contrário da natureza do jornalista: se distanciar desse mundo dos cálcuos — pelo menos é o que eu vejo entre meus colegas estudantes.

Ainda há dois trabalhos diferentes que gostaria de compartilhar:

• A radionovela
• O spot

Durante a disciplina de "Radiojornalismo II", aprendemos a produzir spots. O spot é uma espécie de propaganda institucional que leva uma mensagem colaborativa para o ouvinte. Geralmente, ele tem, no máximo, 1 minuto e utiliza efeitos sonoros e músicas. A locução pode ser feita por uma ou mais vozes e a mensagem deve ser clara, simples e fácil de ser captada.

O primeiro spot que eu fiz foi com meus amigos Alerrandre Barros e Carolina Vaz. O tema foi transporte alternativo e colocamos a bicicleta como protagonista do trabalho.

Clique no play para ouvir o spot


Outro spot que eu fiz foi sobre dicas de consumo após o horário brasileiro de verão. Ele foi reproduzido durante uma simulação de um programa de rádio-variedades ao vivo, de 30 minutos. Esse programa foi produzido como um rádio-variedades dos anos 80, para o público C e D da Baixada Fluminense. O spot, claro, deveria seguir as mesmas características do programa de rádio.

Clique no play para ouvir o spot


E, para finalizar, ainda tem o radiodrama, que é um conto teatralizado, com efeitos sonoros e músicas, veiculado em programas de rádio. O radiodrama que eu fiz foi o "Prova de Amor", produzido em parceria com minha amiga Andreza Almeida e inspirado em Cílios do Amor, de Andréa Beron e Alain Rothermel.

"Prova de Amor" é uma dramatização (com 3 minutos de duração) de uma briga de casal. Eulália (Andreza Almeida), insatisfeita com seu relacionamento amoroso, pede uma prova de amor ao seu esposo Carlos Daniel (Gian Cornachini), que sempre cumpre os desejos de sua amada. Produzido em março de 2013 para a disciplina de Radiojornalismo II, "Prova de Amor" também fez parte do programa de rádio-variedades ao vivo.

Clique no play para ouvir o radiodrama


Toda essa produção de conteúdo jornalístico para rádio foi feita por nós, alunos. As atividades iam desde a apuração, entrevista e redação dos textos das matérias, radiodramas e spots, até a locução e edição dos áudios. Foram atividades desafiadoras, pois colocamos toda a nossa criatividade em ação por meio de um improviso sem laboratório de rádio. O professor João Paulo Malerba fez o possível e impossível para que aprendêssemos e aproveitássemos ao máximo os recursos disponíveis que tínhamos: celulares, três gravadores (dois do curso e um emprestado pelo professor) e computadores com o Audacity — software livre de edição de áudio.

Arrisco a dizer que minha turma fez produtos jornalísticos e criações midiáticas muito melhores do que a gente ouve diariamente nas rádios comerciais, pois não ficamos presos somente à estética (proporcionada por um laboratório bem equipado), mas nos atentamos muito à qualidade do conteúdo enunciado. Espero que tenham gostado desses trabalhos*.

* Todos esses trabalhos estão disponíveis em minha página no Radiotube. Os  conteúdos do Radiotube podem ser reproduzidos por qualquer veículo de comunicação, desde que citada a fonte e mantida a íntegra do material. (CC)