sábado, 29 de junho de 2013

Um 'novo' estágio (só agora anunciado)

Oi, amigos.

Estou há bastante tempo sem fazer qualquer publicação nesse blog. É muito difícil manter um, ainda mais quando milhares de coisas acontece em sua vida (estudo, trabalho, viver). Como lembrei que tenho um blog, resolvi postar novidades. Muitas coisas aconteceram desde 23 de outubro — data de minha última postagem. Só na universidade, foram diversas produções jornalísticas que eu fiz, principalmente para a disciplina de radiojornalismo (falarei disso num outro post, prometo).

Mas o que eu quero anunciar nesse retorno após muita teia de aranha no "Foto, Texo e Companhia" é o meu novo trabalho. Em outubro do ano passado, passei para uma seleção de estágio em uma instituição de ensino — a Fundação Educacional Unificada Campograndese —, que trabalha desde o maternal à pós-graduação. A instituição é particular e tradicional na formação de professores na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro — região com áreas bem carentes.

Nesse estágio, trabalho na revista FEUC em Foco e no site da publicação. A revista é publicada trimensalmente e o site atualizado todas as semanas. Encorporo um misto de funções: trabalho na produção de matérias, atuo como fotojornalista e faço a diagramação (parte gráfica) da revista.. Já o site é atualizado por mim e por minha chefe com matérias que desenvolvemos especialmente para a plataforma e, também, é acrescentado as matérias que são veiculadas na revista impressa.

Apesar de eu acumular todas essas funções, o trabalho não é desgastante. Como a revista é produzida em um período de três meses, há tempo suficiente para fazer um produto de qualidade sem ficar doente, precisar tomar calmante ou remédio para dormir/acordar. E ainda sobra tempo para eu estudar e fazer todos os meus trabalhos acadêmicos dando o melhor de mim.

Revista FEUC em Foco: uma escola além da universidade para a minha formação


Ainda há duas coisas que eu preciso ressaltar:

1) Os assuntos que me motivam
2) O privilégio de ter uma (boa) chefe

Sempre gostei muito de assuntos científicos e acadêmicos. Adorei o período em que trabalhei na Pró-reitoria de Graduação da UFRRJ porque eu tinha o privilégio de cobrir eventos e fazer matérias sobre tudo o que é discutido na universidade. Na FEUC, a realidade não é muito difernete. E uma coisa, em especial, tem sido muito bom para mim: o contato com as licenciaturas.

Em meu "novo" estágio (nem tão novo assim — já estou há sete meses lá), me envolvo muito com os assuntos relacionados à formação de professores. Jamais havia descido ao meu coração a importância do professor para a formação de uma sociedade —  acrescente aí uma sociedade mais crítica, justa, igualitária, de respeito e solidária. Isso é muito bem trabalhado e discutido lá nas semanas acadêmicas, debates ou palestras. Em cada evento que vou, saio me sentindo uma pessoa privilegiada, pois aprendo muito. E isso é uma experiência tão boa! Trabalhar e aprender ao mesmo tempo não te cansa, não te desmotiva, não te suga. Lá, acontece totalmente o contrário: dia após dia, continuo em constante formação.

O segundo ponto é o outro privilégio do meu estágio: ter uma chefe que não é uma chefe, é A chefe. E o que isso quer dizer? Quer dizer que, além de ela ser a pessoa a quem eu deva reportar tudo o que eu faço, ela também é uma professora para mim. O quanto eu aprendo com ela não está escrito. Ela trabalhou por quase 20 anos em um dos maiores jornais do Brasil. Então, vocês podem imaginar como ela me ajuda para que meus textos fiquem cada vez melhores. E ficam! Além disso, ela colabora para que eu seja uma pessoa crítica e que não continue reproduzindo discursos de senso comum e mal configurados pela mídia massiva.

Para finalizar, garanto que depois que entrei nesse estágio, minha cabeça começou a ser transformada. Não só me sinto cada vez mais um profissional em formação melhor, como também me sinto uma pessoa melhor. Pera aí, mas como assim? Explico. O fato de eu estar sempre envolvido com matérias que abordam a educação, eu também acabo sendo educado. E é uma educação que me deixa mais consciente e mais crítico. Que me ajuda a respeitar as diferenças e valorizar as pessoas. É um lugar que está fazendo eu me apaixonar ainda mais pela comunicação voltada para a área de educação. E, possivelmente, é um lugar que vai colaborar muito para que eu direcione/tenha um norte da minha profissionalização e especialização.