terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ilustração vetorial: uma arte digital surpreendente

Recentemente, tenho aprendido a fazer ilustrações vetorizadas no Laboratório de Design Gráfico e Digital para Jornalismo, na UFRRJ. Esse tipo de arte digital é algo que eu nunca imaginei fazer algum dia. Talvez seja por prever o quão trabalhoso seria em botar a mão na massa e trabalhar em cima disso. É, mas não teve como fugir. O dia chegou no laboratório e o Francisco Valle, professor de comunicação visual, deu a atividade.


Capa de livro

A primeira atividade foi desenvolver uma capa de livro da Penguin Books, uma editora britânica famosa por trazes capas com ilustrações muito interessantes nas cores verde, preto, branco e vermelho. Para a atividade, era necessário usar o mesmo molde (grid) do livro e fazer uma ilustração em cima de uma fotografia que remetesse à história do livro. No entanto, não havia entendido muito bem se era para ser uma fotografia ou poderia ser um desenho. Optei por um desenho e cometi plágio. Sim, plágio. Mas... por quê?

O plágio

O plágio se deve ao desenho já ser uma ilustração. Por isso, se eu fizer uma ilustração vetorizada em cima da ilustração já existente, eu vou estar fazendo uma cópia do desenho que já tem um autor. O correto é pegar uma fotografia e fazer a ilustração a partir dela. Como ninguém é dono da imagem de um gato, cachorro, maça ou laranja, fotografias do mundo natural podem ser usadas para fazer ilustrações. Para eu desenhar o gato da Alice, eu deveria ter usado uma fotografia de um gato estranho e modificar o sorriso dele. Assim, não seria plágio e eu estaria exercendo minha criatividade.

Só para treinar

Bom, eu não sabia dessas questões e fiz, mesmo assim, a capa. Ao menos, deu para treinar a técnica da ilustração vetorizada. Entretanto, a imagem jamais poderia ser atribuída à minha autoria.

Abaixo, duas capas para o livro "Alice in Wonderland":

Modelo de capa 1

Modelo de capa 2 

O gato de Cheshire ficou muito legal, mas, como eu já disse, alguém já havia feito esse desenho antes. Então, ele não é uma invenção minha. Apenas refiz a ilustração.


Ilustrações originais

Depois de entender o plágio, passei para a originalidade. Optei por usar uma fotografia minha por dois motivos: (1) Ninguém nunca usou uma imagem minha para fazer uma ilustração; (2) Queria ver o resultado do Gian Cornachini em desenho.

Primeira ilustração

No laboratório, pedi para uma amiga, a Carolina Vaz, escolher uma das minha fotos de perfil no Facebook para ser vetorizada. A escolha foi pelo Gian de 6 anos de idade.

Comecei a trabalhar em cima da fotografia e o resultado foi ficando muito bacana. No final, eu mesmo fiquei surpreso e pensativo: "caramba, eu nunca imaginei eu me desenhando!".

Minha primeira ilustração vetorizada original

Estava encantado com essa técnica. Já passei a acreditar que eu posso, se eu me dedicar mais, fazer ilustrações para matérias, revistas etc. Afinal, é muito mais original um infográfico com desenhos do próprio veículo a imagens retiradas da internet.


Segunda ilustração

Depois da aula, cheguei em casa ainda no gás de desenhar mais. Queria uma nova ilustração minha, agora do Gian com 20 anos. No final de 5h trabalhando na ilustração, cheguei em um resultado ainda mais surpreso. Achei muito, mas muito bacana o desenho, e a sensação de vencer um desafio ainda está tomando conta de mim.

Gian Cornachini de 20 anos em ilustração vetorizada

Vale como dica

Nunca me imaginei fazendo desenhos como esses e acabei com duas ilustrações muito legais minhas. Se é que pode servir de lição, a dica, apesar de batida, é nunca pensar que você não é capaz. Tem vontade, mas acha que não consegue, tente. No final, com certeza, você irá ficar surpreso!

Um comentário:

  1. Boa noite Gian,
    Sou amante das artes gráficas, um forasteiro peregrino, que que pouco ousa nesse terreno tão infinito de oportunidades. No entanto, ao ler seus comentários, fui tomado pelo desejo de aprender a fazer ilustrações vetorizadas, sei que vai ser muito difícil, como foi para você, mais acredito que tão irei cumprir bem a tarefa.
    Parabéns pelo seu sucesso.

    Sérgio.

    ResponderExcluir